top of page
transtorno-fonologico-345883-PAIUH6-135.jpg

Transtorno Fonológico

O que é Transtorno Fonológico?

O Transtorno Fonológico é uma alteração que envolve a fala e a linguagem, caracterizada por trocas de sons na fala, como por exemplo: invés de pato, a criança diz bato; invés de gol, a criança diz col. 

Qual a causa do Transtorno Fonológico?

Não há uma causa específica para sua ocorrência. Alguns fatores que influenciam e, geralmente, estão relacionados a este tipo de alteração de fala são otites, ambiente com pouca estimulação e influência hereditária. 

Quando procurar um fonoaudiólogo?

No desenvolvimento típico de fala as crianças adquirem os sons gradualmente, passando por etapas de aquisição sendo possível ter a sua completa maturação até os 5 anos de idade. No Transtorno Fonológico essas alterações persistem mesmo após a idade esperada para a sua eliminação.

transtorno fonológico 1

(Wertzner, 1992)

É de suma importância a realização do diagnóstico precoce do Transtorno Fonológico, pois esta alteração do desenvolvimento da fala e da linguagem pode comprometer a aquisição e desenvolvimento saudável da leitura e da escrita e, portanto, interferir no aprendizado escolar. 

Qual a atuação do fonoaudiólogo nestes casos?

O fonoaudiólogo realiza sessões semanais de estimulação do Sistema Fonológico com estratégias específicas conduzindo a criança à eliminação das trocas dos sons na fala e a sistematização fonemas adquiridos.

 

Muitas são as dúvidas sobre o desenvolvimento de fala e linguagem da criança: “está adequado?”; “devo esperar mais um pouco?”; “isso é normal?”. Não hesite em procurar um fonoaudiólogo para sanar as suas dúvidas, receber orientação e realizar uma avaliação. 

 

Modelo de desenho:

transtorno fonológico 2

Referências bibliográficas:

  • Belfi-Lopes DM. Avaliação diagnóstica e aspectos terapêuticos nos Distúrbios Específicos de Linguagem. In: Ferreira, L.P; Befi-Lopes D.M; Limongi S.C.O. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004.p.988 – 1000.

  • Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Doenças – CID 10. Edusp, São Paulo, 1998.

  • American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV. Artes Médicas, Porto Alegre, 2005.

  • Wertzner HF, Pagan-Neves L. Diagnóstico diferencial dos Transtornos Fonológicos. In: Lamônica DAC, Britto DBO. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto: Booktoy; 2017. 

  • Wertzner HF – Articulação; aquisição do sistema fonológico dos 3 aos 7 anos. São Paulo, 1992. [Tese – Doutorado – apresentada à FFLCHUSP].

Get to Know Us

Agendar uma avaliação

bottom of page