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Dislexia

O que é Dislexia?

A Dislexia do desenvolvimento é uma condição neurobiológica associada à habilidade de aprendizagem de leitura e escrita.

A dislexia dificulta a aquisição de informações por quem convive com essa condição, uma vez que a principal forma de transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea é a leitura e a escrita.

Caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/o fluente da palavra e na habilidade de decodificação e em soletração, que persiste apesar do bom nível intelectual, da ausência de déficits sensoriais e das adequadas oportunidades de aprendizagem recebidas.

Qual a causa da Dislexia?

Normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. Essas dificuldades apesar de se tornar mais evidente quando a criança inicia o período escolar, ocorre desde os primeiros anos de vida, pois é causada por alterações na formação neurológica, que podem ser relacionadas à origem genética. (IDA – International Dyslexia Association, em 2002).

 

Por ser uma condição associada à constituição cerebral, a dislexia não tem cura, mas a partir da identificação e das intervenções nas dificuldades é possível alcançar um desenvolvimento adequado nas habilidades escolares e na vida, de modo geral.

Quando procurar um profissional desta área?

Os possíveis sinais na pré-escola:

  • Dispersão;

  • Fraco desenvolvimento da atenção;

  • Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem

  • Dificuldade de aprender rimas e canções;

  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora fina (desenhos e pinturas) e/ou na coordenação motora grossa (ginástica, dança);

  • Dificuldade com quebra-cabeças;

  • Falta de interesse por livros.

Alguns sinais na idade escolar:

  • Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

  • Desatenção e dispersão;

  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

  • Dificuldade na coordenação motora fina (letras) e/ou grossa;

  • Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

  • Confusão para nomear entre esquerda e direita;

  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Qual a atuação do fonoaudiólogo nestes casos?

  • Acompanhar as atividades escolares, no desenvolvimento de estratégias para o aprendizado dos conteúdos acadêmicos, bem como orientar a família, para contribuição no processo de aprendizagem;

  • Integrar a equipe de profissionais da escola, com o objetivo de promover ações de identificação precoce e acompanhamento do pré-escolar considerado de risco para a dislexia;

  • Investigar a linguagem oral em nível fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático;

  • Realizar intervenção com ênfase nas habilidades e dificuldades cognitivo-linguísticas identificadas no processo diagnóstico;

  • Desenvolver estratégias que possibilitem a melhora no desempenho nas tarefas escolares que exigem leitura e escrita.

Referências:

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