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Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

O que é Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios neuropsiquiátricos mais comuns na infância, com prevalência entre 3,4 e 5% da população mundial.

É uma síndrome heterogênea, caracterizada principalmente por desatenção, hiperatividade e impulsividade.

É diagnosticada clinicamente e, por vezes, multiprofissionalmente.

Qual a causa do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

  • Parece não ouvir quando falam com ele;

  • Dificuldade para permanecer sentado por longos períodos;

  • Dificuldades para seguir instruções e terminar tarefas;

  • Distrai-se facilmente; e

  • Desorganização e ou perda de objetos.

 

Importante: os sinais estão presentes em mais de um ambiente, como, por exemplo em casa e escola. 

Qual a atuação do fonoaudiólogo nestes casos?

O fonoaudiólogo é responsável pela avaliação e tratamento de habilidades comumente alteradas nestas crianças como o vocabulário produtivo, leitura e escrita e no processamento auditivo central.

Os tratamentos mais utilizados são os medicamentosos, que aumentam os níveis dos neurotransmissores nas regiões frontais do cérebro, agindo nos sistemas da catecolamina e da serotonina e têm efeitos positivos na maioria dos casos. Porém, a literatura expõe a importância das intervenções clínicas para lidar com os prejuízos cognitivos, emocionais e sociais que acompanham essa desordem.

Referências bibliográficas:

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  • Nárli Machado-Nascimento1 Arthur Melo e Kümmer2 Stela Maris Aguiar Lemos Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura Speech-language pathology findings in Attention Deficit Hyperactivity Disorder: a systematic literature review. 2016.

  • https://www.asha.org/public/speech/disorders/adhd/

  • https://www.asha.org/FutureMapListing.aspx?id=8589935910

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